Como reduzir o número de lesões dos atletas nas categorias de base?
Como fazer para o atleta profissional disputar um maior número de jogos na temporada diante do atual calendário competitivo?
Como otimizar o tempo dos membros da Comissão Técnica na tabulação de dados das sessões de treinamento?
Como os Treinadores podem acessar as informações dos atletas de forma rápida e objetiva no pré e no pós-treino?
Como integrar atletas e os membros da Comissão Técnica em um único aplicativo que visa controle de carga de treinamento?
CONTROLE DE CARGA
Diante das demandas técnico-tática, física e psíquica a que os atletas de futebol são expostos atualmente, verifica-se um grande esforço por parte dos profissionais do esporte ao redor do mundo na busca por respostas. Nosso papel então é contribuir com as soluções, por meio do desenvolvimento de estratégias que visam minimizar o grande número de lesões no esporte, pauta consensual dos Colégios Americano de Medicina do Esporte e Europeu de Ciência do Esporte (Meeusen et al., 2013). Para alcançar esse objetivo é imprescindível que haja o controle de carga de treinamento, pois apesar da causa da lesão ser multifatorial, ela resulta de um somatório de cargas que geram uma força que ultrapassa o limite suportado pelo tecido biológico (Zernicke; Whiting, 2008).

FERRAMENTAS DE CONTROLE
Um dos maiores desafios da atualidade em relação ao risco de lesão em atletas é como realizar esse controle de forma individual, principalmente no esporte coletivo.

Monitoramento
(Akenhead; Nassis, 2016)

Quantificação
(Borresen; Lambert, 2009)

Regulação
(Siff, 2000)
MELHORAR O PROCESSO É FUNDAMENTAL
A importância da melhora nesse processo recebe maior destaque, devido a estudos que apontam a existência de relações significativas entre as lesões e a manipulação da carga de treinamento (Gabbett, 2016), e até mesmo com o desempenho das equipes de futebol (Hagglund et al., 2013). Um incremento na carga de treinamento (maior do que 10% em relação à semana anterior) foi associado a um aumento das lesões da ordem de 40% em atletas de futebol australiano (Piggott et al., 2009), carecendo ainda de estudos com essa característica no futebol (i.e. soccer, football). Isto porque, um estudo que acompanhou por 11 anos a relação entre o número de lesões e o desempenho das equipes na UEFA Champions League concluiu que as equipes alcançaram o topo quando sofreram um menor número de lesões no decorrer da temporada (Hagglund et al., 2013). Além disso, esse estudo ressaltou a importância do desenvolvimento de estratégias de prevenção de lesões para que as equipes de futebol aumentem suas chances de sucesso nas competições, principalmente para as que mais ocorrem na modalidade; como as lesões musculares (Ekstrand et al., 2016), além das lesões no joelho (Yang et al., 2012).

CLIENTES
O APLICATIVO LOAD CONTROL®
Para suprir essa demanda, apresentamos o aplicativo LOAD CONTROL®, o qual permite aos atletas enviarem no pré e no pós-treino via smartphone, as informações normalmente coletadas nas rotinas dos treinamentos por meio de questionários; percepções subjetiva de esforço, de dor muscular, de recuperação. Integrando a estas informações outros dados como: distância percorrida, duração do treino, frequência cardíaca e etc., será disponibilizado, ao concluir o procedimento, um relatório estratificado para que os membros da Comissão Técnica realizem o seu controle de carga de treinamento, com os objetivos de reduzir o risco de lesão e otimizar o rendimento.
APLICAÇÃO PRÁTICA: O LOAD CONTROL® permite a obtenção das informações dos atletas relacionadas a qualidade do sono (PQS), a recuperação (PQR) e a dor muscular (PSD) e gera um relatório de Autopercepção para o Treinador monitorar as respostas às cargas de treinamento anteriormente a sessão. No pós-treino com o envio da percepção subjetiva do esforço (PSE), das distâncias percorridas (GPS) e da frequência cardíaca (FC) é possível a quantificação da LOAD das sessões de treinamento. Adicionalmente, o atleta inserindo a massa corporal pré e pós-treino diretamente do seu smartphone, permite a verificação do nível de desidratação e do gasto energético da sessão pelo(a) Nutricionista do Clube. Assim, estratégias individualizadas podem ser elaboradas e/ou ajustadas no tempo adequado conforme o exemplo.
As informações que os atletas e Comissão Técnica enviam para o LOAD CONTROL® ficam disponíveis em nuvem e as conexões são criptografadas, garantindo assim a segurança dos dados.
Disponível nas seguintes lojas virtuais:

